Como é feita a pasta de dentes? Bora Conhecer 7 principais ingredientes!
Você sabe que o creme dental é usado por geral, não é? É só olhar no seu banheiro aí, agora. Duvido que não tenha uma no armário. Se não tiver, aí tem um problema bem sério… Mas, você já se perguntou como é feita a pasta de dentes que você usa todos os dias?
Tem muitos ingredientes que são usados para fazer uma pasta. São agentes abrasivos, umectantes e aromatizantes. Um bando de palavras difíceis, né? Fica tranquilo, a gente vai te explicar tudo. Depois é só falar pra geral e mostrar que você manja do assunto.
Pra saber do que é feito a pasta de dente, separamos os sete principais ingredientes do creme dental. Não é só isso não! Também damos alguns toques para que você consiga manter a higiene da boca sem perder muito tempo. Bora lá?
Como é feita a pasta de dentes? 7 componentes principais
O creme dental é o amigo do peito da limpeza dos dentes. Ele e a escova são inseparáveis, ajudando demais na hora de tirar todas as bactérias da boca.
Mas, diz aí: você sabe qual é a matéria-prima da pasta de dente? Saca só quantos ingredientes vão nesse produto.
Abrasivos
Todas as pastas de dentes tem vários componentes abrasivos. O que é isso? São uns produtos químicos que fazem a limpeza dos dentes, como o carbonato de cálcio (CaCO3) e o óxido de silício (SiO2).
Eles é que vão lá e tiram a placa dos dentes e aquele resto de comida que ficou por ali depois de comer.
Umectante
Sabe quando você pega uma pasta de dente depois de um tempão, e ela ainda tá do mesmo jeito? Agradece ao produto umectante, que deixa ela do mesmo jeitinho que tu pegou lá da primeira vez. Também é ele que vai deixar sua vida mais fácil na hora de esfregar a pasta nos dentes.
Água
Já lembrou de beber água hoje? Então bora e tome logo um copão. Hidratação é importante, até pra pasta de dente. Ela vai dissolver todos esses ingredientes que a gente falou ali atrás. Por isso que todos os cremes dentais são cheios de água, para deixar ela bem fluída.
Aglutinante
Tá ligado o que significa aglutinante? No dicionário, é “tudo aquilo que pega grude”. Então, saca só: esse bando de ingrediente precisa de uma cola. É isso que o aglutinante faz, sacou? Ele forma uma pasta com tudo isso, deixando tudo numa mesma textura e consistência.
Flavorizante e edulcorante
Além do nome difícil para caramba, o gosto desses ingredientes não é a melhor coisa não. Para dar uma aliviada no sabor ruim, eles colocam flavorizantes e edulcorantes. É isso que dá aquele saborzinho de menta ou de hortelã. Eles tão ali só para deixar tudo melhor para a gente usar a pasta de dente.
Flúor
Você já deve ter ouvido falar nisso aqui. Mas, para que serve o flúor na pasta de dente? Ah, você sabia que ele é encontrado em muitas coisas? Rocha, água e até em algumas comidas. Quando colocam o flúor na pasta de dente, ele ajuda a evitar cáries e deixa o esmalte do dente mais forte.
O flúor na pasta de dente também ajuda a tirar todas as bactérias que a gente tem na boca. Sim, todos nós temos! Por isso que todos os dias vamos escovar os dentes. Se não fizer isso, você pode ficar com aquele bafo horrível. A culpa são dessas bactérias aí também.
Sabor
Lembra quando você era criança, e tinha aquela pasta de dente infantil com gostinho? Dava até vontade de comer… Mas, não! Não faça isso. O sabor na pasta tá ali para deixar ela melhor para a gente usar. Isso também ajuda as crianças a saberem que é importante escovar os dentes.
Como são colocadas as listras dentro do tubo?
Beleza, você já sacou como é feita a pasta de dentes. Agora, você está lá pronto para escovar os dentes, e vê a pasta saindo do tubo com aquelas listrinhas. Você nunca se perguntou por que as listras do creme dental não se misturam dentro do tubo?
Dentro da embalagem, elas tão todas separadas. Estranho né? Confia, é assim mesmo que acontece. Quando você dá aquela apertada para ela sair, aí sim tudo se junta e sai pelo bico. Só que cada uma tem sua fórmula, sacou? Aí elas não se misturam
Muita gente fica curiosa para saber: as substâncias estão separadas dentro da bisnaga, elas só se juntam próximo ao bico do tubo na hora da aplicação na escova. Tá aí, mais uma curiosidade em como é feita a pasta de dentes.
Qual a diferença entre creme e gel dental?
A pasta de dente é tão boa que tem vários tipos. Tem em creme, em gel… Até parece que são todas iguais. Então, qual é a diferença entre creme e gel dental? Não é tudo igual não?
Umas são mais brancas, outras mais transparentes. Não é só isso! A diferença tá na tecnologia que elas usam e na composição química. O gel dental prende a água, por isso que tem essa estrutura. Já o creme é mais branco e cremoso, por causa do carbonato.
Na hora de escolher, qual das duas é melhor? A qualidade deles é igual. São eficientes em deixar aquele hálito da hora e livre dos pontos pretos nos dentes. Então, a escolha tá na sua mão! Depende do que você mais gosta de usar.
Qual o papel do flúor na escovação e pode ser usado em crianças?
Sabe o flúor, que a gente falou ali atrás? As crianças também podem usar. Só fica ligado! A pasta de dente infantil pode conter 1100 ppm de flúor e tem que ser utilizado em quantidades bem pequenas.
Os dentes dos pequenos são bem diferentes dos adultos, e podem ser danificados facilmente. Quando a criança aprender a cuspir, deve-se usar uma quantidade equivalente a um grão de arroz cru.
A partir daí, aproximadamente aos 3 anos, a quantidade pode aumentar para um grão de ervilha.
Usando com cuidado, são vários os benefícios do flúor para as crianças. Ele tira a placa que se forma no dente dos pequenos, previne as cáries… Por isso, a quantidade reduzida ajuda a manter a saúde dos seus dentinhos.
Deixe seu hálito fresco com o creme dental Sorriso Fresh Menta Hit.
Dúvidas frequentes sobre como é feita a pasta de dentes:
Por que a pasta de dente faz espuma?
Quanto mais você esfrega, mais espuma faz, não é? Ela é criada pelo contato da água e da saliva com os agentes químicos que estão na pasta de dente.
O que preserva a pasta de dente?
São uns conservantes que deixam a pasta sempre fresca. Além de deixar desse jeito, eles não deixam que as bactérias tomem conta da pasta e deixam ela inutilizada. Só fica tranquilo que eles são colocados em quantidades seguras para sua saúde.
Onde os componentes do creme dental são misturados?
Parece uma cena de filme, mas os ingredientes são todos misturados em um reator químico. Sabe o que é? É um compartimento que faz as reações químicas. Numa fábrica, colocam todos os ingredientes lá dentro. Esse reator combina e tritura tudo, deixando a pasta quase pronta. Loucura, né?