Agora, se liga nas principais dúvidas sobre esse problema. E aproveite a leitura para pegar várias dicas na faixa pra garantir aquele hálito fresco. Partiu?
1. Quais as causas do mau hálito?
Existem várias causas para o mau hálito (ou halitose — o termo técnico). Pode ser por falta de uma boa escovação ou até problemas mais sérios, como doenças no fígado, rins ou diabetes.
A boca seca também é uma causa comum . Fica difícil pro corpo ajudar a limpar a boca naturalmente quando a gente esquece de beber água. Por isso, não se esqueça de encher a garrafinha.
2. Cárie dá mau hálito?
Sim. Pega a visão: a cárie é um problema que vai corroendo e formando buracos no dente. Isso pode acumular ainda mais restos de comida e trazer aquele mau hálito terrível.
Ela também é uma das doenças mais comuns. Mas não esquenta, tem como evitar isso diminuindo o consumo de alimentos doces e com aquela escovada completa nos dentes e fio dental depois das refeições.
E não vacila, visite o(a) dentista sempre que possível pra avaliar se tá tudo certo com a saúde da sua boca.
3. Existem doenças que causam mau hálito?
Sim, algumas doenças podem causar bafão, como:
É aquela história: o corpo fala, e o mau hálito pode ser um sinal. Se você está sofrendo com um bafo de onça que não passa nem mesmo depois de escovar os dentes, é hora de procurar um(a) dentista ou médico(a).
4. Quais os tipos de mau hálito?
Se liga: existem dois tipos de halitose: a fisiológica e a patológica. Sabe aquele bafo matinal que some após a escovação? Esse é um tipo de halitose fisiológica, que é temporária e não indica nada grave.
Agora, quando é aquele mau cheiro desagradável que não passa de jeito nenhum, pode ser halitose patológica. Aí sim, essa é relacionada a problemas de saúde e indica algum tipo de problema mais grave.
5. Qual o enxaguante ideal para mau hálito?
O enxaguante bucal é ótimo para dar aquele frescor, não é mesmo? Mas fique ligado, ele também ajuda a tirar os restos de alimentos e bactérias que podem ficar escondidos na boca depois da escovação.
Tem várias opções no mercado, mas o lance é achar um produto que seja bom para a sua necessidade. Os principais tipos de enxaguantes bucais são:
antissépticos: com poder para combater bactérias que causam cárie;
com flúor: ajudam a prevenir doenças periodontais;
sem álcool: garantem limpeza para quem tem sensibilidade nos dentes;
clareadores: ajudam a prevenir manchas nos dentes.
E se liga pra fazer o bochecho direitinho e garantir a eficácia do enxaguante bucal. Movimente o produto por toda a boca por cerca de 30 segundos e pronto. Você vai ficar com a boca fresquinha!
6. Como saber se o mau hálito vem do estômago?
Escovou os dentes, usou o fio dental, finalizou com enxaguante e ainda assim tá sentindo que ainda tem bafo? Então pode ser que a origem do problema esteja no seu estômago. Esse problema é chamado de mau hálito estomacal.
Situações como refluxo ou até uma dieta rica em alimentos fortes podem ser a causa. Por isso, uma visita ao(à) médico(a) vai te ajudar a solucionar o problema.
7. Como saber se estou com mau hálito?
A velha técnica de soprar na mão e cheirar pode até ajudar. Também um(a) amigo(a) de confiança pode dar aquela checada honesta e mandar a real.
Mas pra bater o martelo de uma vez por todas, o ideal é procurar um(a) dentista. Assim, você tem a certeza das causas desse problema e recebe o tratamento correto.