Mau hálito: se liga nas principais dúvidas sobre esse problema (e como tratar)
Já sentiu aquele mau hálito sinistro e se perguntou: “será que sou eu”? Essa é uma parada comum, mas que ninguém quer ter. Imagina ficar conhecido como bafo de onça? Ninguém merece, não é mesmo?
Esse cheiro ruim que vem da boca também é conhecido como halitose. As causas podem ser várias, como a falta de uma boa higiene bucal até coisas mais sérias, como doenças no estômago. Mas fique tranquilo! Bora desenrolar o que causa mau hálito e descobrir como fazer o tratamento para ficar com o hálito refrescante.
Dúvidas sobre o mau hálito? Fique tranquilo, a gente te ajuda
Mau hálito não é motivo para ficar preocupado, mas é sinal de que algo não tá legal. Pense que o bafo é como um pedido de ajuda do seu corpo, um aviso pra você caprichar na hora escovar os dentes.
Agora, se liga nas principais dúvidas sobre esse problema. E aproveite a leitura para pegar várias dicas na faixa pra garantir aquele hálito fresco. Partiu?
1. Quais as causas do mau hálito?
Existem várias causas para o mau hálito (ou halitose — o termo técnico). Pode ser por falta de uma boa escovação ou até problemas mais sérios, como doenças no fígado, rins ou diabetes.
A boca seca também é uma causa comum . Fica difícil pro corpo ajudar a limpar a boca naturalmente quando a gente esquece de beber água. Por isso, não se esqueça de encher a garrafinha.
2. Cárie dá mau hálito?
Sim. Pega a visão: a cárie é um problema que vai corroendo e formando buracos no dente. Isso pode acumular ainda mais restos de comida e trazer aquele mau hálito terrível.
Ela também é uma das doenças mais comuns. Mas não esquenta, tem como evitar isso diminuindo o consumo de alimentos doces e com aquela escovada completa nos dentes e fio dental depois das refeições.
E não vacila, visite o(a) dentista sempre que possível pra avaliar se tá tudo certo com a saúde da sua boca.
3. Existem doenças que causam mau hálito?
Sim, algumas doenças podem causar bafão, como:
cárie e gengivite;
azia e refluxo;
diabetes e insuficiência renal;
sinusite.
É aquela história: o corpo fala, e o mau hálito pode ser um sinal. Se você está sofrendo com um bafo de onça que não passa nem mesmo depois de escovar os dentes, é hora de procurar um(a) dentista ou médico(a).
4. Quais os tipos de mau hálito?
Se liga: existem dois tipos de halitose: a fisiológica e a patológica. Sabe aquele bafo matinal que some após a escovação? Esse é um tipo de halitose fisiológica, que é temporária e não indica nada grave.
Agora, quando é aquele mau cheiro desagradável que não passa de jeito nenhum, pode ser halitose patológica. Aí sim, essa é relacionada a problemas de saúde e indica algum tipo de problema mais grave.
5. Qual o enxaguante ideal para mau hálito?
O enxaguante bucal é ótimo para dar aquele frescor, não é mesmo? Mas fique ligado, ele também ajuda a tirar os restos de alimentos e bactérias que podem ficar escondidos na boca depois da escovação.
Tem várias opções no mercado, mas o lance é achar um produto que seja bom para a sua necessidade. Os principais tipos de enxaguantes bucais são:
antissépticos: com poder para combater bactérias que causam cárie;
com flúor: ajudam a prevenir doenças periodontais;
sem álcool: garantem limpeza para quem tem sensibilidade nos dentes;
clareadores: ajudam a prevenir manchas nos dentes.
E se liga pra fazer o bochecho direitinho e garantir a eficácia do enxaguante bucal. Movimente o produto por toda a boca por cerca de 30 segundos e pronto. Você vai ficar com a boca fresquinha!
6. Como saber se o mau hálito vem do estômago?
Escovou os dentes, usou o fio dental, finalizou com enxaguante e ainda assim tá sentindo que ainda tem bafo? Então pode ser que a origem do problema esteja no seu estômago. Esse problema é chamado de mau hálito estomacal.
Situações como refluxo ou até uma dieta rica em alimentos fortes podem ser a causa. Por isso, uma visita ao(à) médico(a) vai te ajudar a solucionar o problema.
7. Como saber se estou com mau hálito?
A velha técnica de soprar na mão e cheirar pode até ajudar. Também um(a) amigo(a) de confiança pode dar aquela checada honesta e mandar a real.
Mas pra bater o martelo de uma vez por todas, o ideal é procurar um(a) dentista. Assim, você tem a certeza das causas desse problema e recebe o tratamento correto.
...E como acabar com o bafo de onça?
Pra ter um sorriso branco, e hálito refrescante, tem que mandar bem na higiene bucal. Para isso, é só seguir a listinha:
escove os dentes depois de todas as refeições;
use o fio dental;
não se esqueça do enxaguante bucal e;
não vacila nas idas ao dentista.
E para ficar com o hálito fresco, o creme dental Sorriso Xtreme Fresh te ajuda na luta contra o mau hálito. E de quebra, ele ainda protege os dentes contra cáries.
Dúvidas frequentes sobre mau hálito
Existem remédios para mau hálito?
Isso depende da causa do mau hálito. Se for um caso de bafo relacionado a uma doença, existem tratamentos que podem ajudar. Consulte um(a) dentista ou um(a) médico(a) para avaliar seu caso.
Deixar de trocar a escova de dente pode causar bafão?
Sim. A escova vencida pode ser uma causa para o hálito ruim. Se liga: a escova precisa ser trocada com frequência, porque as cerdas vão se desgastando e ela vai perdendo o efeito e não consegue limpar a boca direito.
Alguns alimentos podem causar mau hálito?
Sim. Alguns alimentos podem causar bafo, como: cebola, alho, laticínios, peixes, azeitonas, atum. Isso só reforça que é preciso manter a escovação em dia, hein?