Homem tapando a boca por causa do bafo

Bafo: veja 5 dicas para evitar esse problema (e recuperar a refrescância)

Ter o hálito fresco é tudo de bom. Mas não tem jeito, em algum momento, você vai se deparar com o temido bafo.

Isso pode acontecer ao bocejar no final do dia, depois de comer um pãozinho de alho ou até pela manhã, logo que você acorda. 

Mas não se preocupe, o cheiro ruim na boca é comum e fácil de resolver. Dá pra eliminar o mau hálito com alguns passinhos básicos e fáceis. Sem chapa quente: confira as dicas para recuperar o hálito fresco. Bora?

Deixe de perrengue! Saiba como se livrar do bafo de uma vez por todas

Bafo não é brincadeira, não. E mesmo fazendo o básico bem feito, como escovar os dentes sempre depois do rango, você ainda pode sentir aquele cheirinho ruim.

Isso pode acontecer por vários motivos, como:

  • cárie;

  • doenças na gengiva (como gengivite —  a inflamação na gengiva, por exemplo);

  • saburra lingual (aquela camada branca que fica em cima da língua, sabe?);

  • problemas no estômago e doenças como diabetes, sinusite e outros.

Descubra agora como acabar com o bafo de forma prática com dicas bem simples.

Mantenha a escovação em dia

Não adianta tentar driblar o bafo de boca suja sem pegar firme na escovação. E tem que ser direitinho, tá ligado?

Nada de querer escovar rapidinho e achar que tá tudo certo. Uma rotina de higiene bucal firmeza é fundamental pra ter um sorriso branco nota 10.

Ó, se ligue em usar também o fio dental pra tirar aqueles restos de comida que ficam entre os dentes. A falta desses cuidados libera uma festa pras bactérias que causam o mau hálito.

 

infográfico sobre como escovar os dentes

E pra complementar, use o enxaguante bucal

Pra dar aquele toque final, não esquece do enxaguante bucal, beleza? Esse produto dá aquele tapa no hálito, deixando um cheiro bom e uma sensação de frescor.

Mas ó, ele sozinho não substitui a escovação, hein? Faça um bochecho de 30 segundos depois de escovar os dentes. Isso vai deixar teu hálito fresco.

Dê moral pra água e se hidrate

Beber água é outra coisa que ajuda muito. Isso porque a saliva é uma aliada para ajudar na produção de saliva para limpar a boca e manter o bafo de onça longe.

O lance é beber, pelo menos, 2 litros por dia. Pra não esquecer, deixa sempre uma garrafinha por perto, seja no trabalho, em casa, ou até mesmo quando sair.

Brote no dentista sempre que puder 

E, claro, não pode vacilar com as visitas ao(à) seu(sua) dentista. Quem dá mole e não vai regularmente tá pedindo pra ter problema de mau hálito, não é mesmo?

Esse profissional vai te ajudar a manter tudo em ordem com seu sorriso. E ainda vai avisar se você estiver rolando problema mais sério com a sua saúde bucal. Se liga pra não perder nenhuma visita!

Use um creme dental refrescante

Pra ter aquele sorrisão de milhões, você pode contar com um produto para mau hálito que cabe no seu bolso. O creme dental Sorriso Fresh Hortelã traz diversas vantagens.

Tem dupla ação que limpa e, de quebra, deixa uma sensação de frescor. Top, né? Experimente e garanta um hálito refrescante.

Dúvidas frequentes sobre bafo

Existe uma maneira de evitar o bafo matinal?

Sim, o bafo matinal pega muita gente de surpresa, mas tem jeito de minimizar. Uma boa higiene oral antes de dormir, beber água, e manter as visitas regulares ao(à) dentista já ajudam a melhorar esse sintoma.

Quais as causas da boca com bafo?

São várias as possíveis causas. Pode ser falta de uma boa higiene bucal, doenças na gengiva, cárie, ou até mesmo desidratação. O mau hálito também pode indicar problemas de saúde mais complexos, como diabetes.

Como identificar se o cheiro ruim na boca vem do estômago?

Se uma boa higiene bucal não for suficiente, pode ser que o mau hálito seja sintoma de problemas digestivos. O bafo persistente está normalmente relacionado a questões gástricas, como azia, refluxo ou dor de estômago.