Use fio dental todo dia para mandar embora a sujeira e restos de comida que ficam entre os dentes
Não é só a escovação que é importante não, tá? O fio dental também ajuda muito a remover a sujeira e os restos de comida da boca.
Tem lugares que a escova de dente não consegue alcançar, tipo os espaços entre os dentes. Se você não quer ter cárie, use o fio dental para tirar as sujeiras que ficam paradas lá.
Evite exagerar nos doces e nas bebidas açucaradas, porque eles são vilões da saúde bucal
Para prevenir as cáries nos dentes, é muito importante evitar o consumo exagerado de açúcar, porque ele contribui bastante para a formação delas.
Como explicado anteriormente, quando você consome muitos alimentos e bebidas açucaradas, as bactérias presentes na placa dental metabolizam esses açúcares, produzindo ácidos que corroem o esmalte dos dentes. Com o tempo, isso leva à formação de cárie.
Além disso, os alimentos ricos em açúcar são mais pegajosos e difíceis de serem removidos, aumentando o tempo em que os ácidos são produzidos e expostos aos dentes.
Vá ao dentista para aquele check-up e uma limpeza power
Pare com esse medo de dentista! No consultório é possível descobrir problemas de dente como a cárie, doenças de gengiva e problemas estruturais nos dentes e na mandíbula logo no início.
O dentista também faz uma limpeza poderosa, que remove totalmente a placa dentária e o tártaro. Assim, você não corre o risco de ter aquele dente com cárie doendo enquanto sai pra curtir com seu bonde.
Use um enxaguante bucal legal que tenha flúor para deixar os dentes mais fortes
Lembra que o flúor ajuda a prevenir as cáries porque ele traz os minerais de volta para o esmalte dental? Pois é… por isso é legal usar um enxaguante bucal com flúor para deixar os seus dentes mais fortes.
Quando o flúor entra em contato com os dentes, ele se incorpora à estrutura do esmalte, deixando-o mais resistente à perda de minerais causada pelos ácidos produzidos pelas bactérias na placa dental.
Com um enxaguante desses, você previne a cárie no dente e ainda fica com hálito fresco.
Já tenho cárie no dente. Como posso me livrar delas?
Se você já está com cárie no dente, é preciso procurar um dentista. O tratamento é geralmente a remoção do tecido cariado e a restauração do dente com um material adequado, como resina composta ou amálgama.
Em casos mais avançados, onde a cárie já fez mais estrago, pode ser necessário um tratamento de canal ou até mesmo a retirada do dente comprometido.
Mas, atenção! Além do tratamento profissional no consultório, você precisa melhorar os hábitos de higiene bucal em casa. Comece escovando os dentes e usando o fio dental depois das refeições.
A jogada certa para escolher o creme dental que manda bem contra cáries
Agora que você já viu que a pasta de dentes faz toda a diferença na hora de cuidar da boca e evitar as cáries, faça a escolha certa!
O creme dental Sorriso Tripla Limpeza Completa é um ótima opção para evitar a cárie no dente. Ele oferece tripla proteção para um sorriso saudável. Seu sabor é mentolado e oferece a refrescância que você tanto ama para sua boca!
Não se esqueça que praticar uma boa higiene oral é a melhor forma de prevenir o aparecimento das cáries e de outros problemas bucais.
Dúvidas frequentes sobre cárie no dente
Eita, cárie no dente! E agora, o que fazer?
Se você está com cárie no dente, vá ao dentista! Só esse profissional pode avaliar sua boca e decidir qual o tratamento mais adequado para resolver o problema. A remoção pode ser uma restauração simples com resina, ou mais complexa, como o tratamento de canal ou a remoção do dente.
Como mandar essa cárie pra longe do dente?
Se seus dentes já estão com cárie, não tem outra saída a não ser ir ao dentista. Mas, se você quer prevenir o surgimento dela, cuide bem da sua higiene oral. Escove os dentes pelo menos 2x ao dia com um bom creme dental e use o fio dental diariamente.
O que acontece se não tratar uma cárie?
Quando não tratada, a cárie pode causar problemas mais sérios aos dentes e à sua estrutura. Ela pode levar à inflamação e remoção do dente afetado, além de resultar em problemas de gengiva e até sistêmicos (quando outras partes e órgãos do corpo são afetados).